quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Mil-Folhas

Aqui fica um ótimo bolinho para sobremesa de fim de semana, bem simples mas maravilhoso!


 
 

Ingredientes:
 
2 bases de Massa Folhada retangulares do Lidl

Creme de pasteleiro:

550 gr. leite
120 gr. açúcar
3 ovos e 1 gema (a clara é usada para o glacé)
40 gr. farinha maisena
15 gr. farinha custard
20 gr. manteiga

Para o glacé:

1 clara de ovo
200 gr açúcar em pó
2 colheres chá chocolate em pó
 
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte as massas folhadas ao meio, no sentido que preferir com uma faca afiada, deixe em cima do papel vegetal e coloque no tabuleiro do forno. As massas podem ir todas ao mesmo tempo, em 2 tabuleiros. Tem que se ter o cuidado de as picar com um garfo quando estiverem a levantar. Levar ao forno durante 12 a 15 minutos, até ficarem douradas.
Colocar 200g de açúcar no copo da bimby bem seco e programe 30s. vel.9. e reserve. Colocar no copo da bimby, o leite, o açúcar, os ovos e a gema, a maisena, a farinha custard e a manteiga, programar 10m. 90º vel.4. Depois de pronto, retirar para um recipiente e deixar arrefecer.
Para fazer o glacé, coloque a clara numa taça e bata com ajuda de um garfo. Quando começar a ficar esbranquiçada, vá adicionando o açúcar em pó progressivamente, colher a colher sem parar de mexer com o garfo. Adicione açúcar, até notar que o glacé tem boa consistência. Reserve. Para fazer as riscas, retire para um recipiente pequeno, 1 colher de sopa de glacé e junte o chocolate em pó, misture bem. Coloque num saco plástico pequeno cortando o bico ou num saco de pasteleiro com o bico simples. Reserve. Para fazer a montagem do mil-folhas, coloque por camadas a massa folhada virada ao contrário para que fique com a parte mais lisa em cima e barre com o creme de pasteleiro. Coloque a última camada de massa folhada e barre as laterais com o creme que restar. Com ajuda de uma espátula espalhe em cima o glacé que deverá cobrir toda a superfície da massa folhada. De seguida com o creme de chocolate, faça riscas no sentido do maior comprimento. Por fim, com ajuda de um palito, arraste-o levemente por cima da massa, no sentido no menor comprimento, uma vez para um lado, outra vez para o outro.
 
E aqui está ... parece complicado mas não é ...
 

 




2 comentários:

  1. Respostas
    1. Pois é uma opção que eu ainda não descobri como se coloca, mas pode copiar e colar no word e depois é só imprimir.

      Eliminar