quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Bolo Rei de Chocolate

Bolo Rei de Chocolate 





Ingredientes:
200 gr + 300 gr de Farinha tipo 55 sem fermento
80 gr de áçucar
100 gr de água
A casca de 1 laranja
100 gr de leite
1 + 1 ovo
40 gr de vinho do Porto
1 pitada de sal
11 gr de fermento de padeiro seco ou 40 gr fermento fresco
60 gr de Margarina
Recheio
Nutella
Avelãs picadas
Decoração
Geleia de Marmelo
Açúcar em pó


Preparação:

Pulverize a casca da laranja, 10 seg vel 9. Reserve.
No copo coloque o leite e uma pitada de sal programe 2 min 37º vel 2. Adicionar 200 gr de farinha, o fermento seco e programe 2 min vel espiga. Retire a massa do copo, coloque-a dentro de um recipiente, polvilhada com farinha e tape com papel aderente e uma toalha. Deixe repousar a massa durante cerca de 30/40 minutos ou até dobrar o volume.
Coloque novamente a massa no copo, pressione a massa de forma a que o seu volume baixe. Adicione o vinho do porto, 1 ovo, a casca de laranja pulverizada previamente, o açúcar, a margarina, as 300 gr de farinha e a água, programe 5 min vel espiga.
Leve a levedar. Coloque a massa novamente num recipiente e polvilhe com farinha e tape com papel aderente e uma toalha. Deixe repousar a massa durante cerca de 1 hora ou até dobrar o volume.
Estique a massa com cerca de 30x40cm  e dividir em 2 partes iguais.
Recheie a massa com Nutella (aqueci uns segundos no microondas para ficar mais mole) e polvilhei com as avelãs trituradas.
Enrole as duas bases da massa.
Faça pequenos cortes na parte lateral dos rolos de massa.
Coloque em 2 formas de pudim, previamente untadas com margarina e polvilhadas com farinha. Deixe levedar cerca de 30/40 minutos, tapado com uma toalha.
Pincele com 1 ovo inteiro.
Coloque no forno previamente aquecido a 180º graus durante 30/40 minutos. Verificando sempre a cozedura do mesmo. Dentro do forno coloque uma taça de barro com agua, para criar humidade.
Retire, pincele com geleia de marmelo, deixe arrefecer e polvilhe com açucar em pó.
Esta massa rende dois bolos mas se preferir fazer um Bolo Rei de Chocolate grande, proceda da mesma forma, como explico em cima, só não divida as massa por duas partes iguais.



 Receita: Blog Entre Tachos e Bimby

Sem comentários:

Enviar um comentário